• Dra. Fernanda Sampaio

Skincare: passo a passo para a pele perfeita

Esse é um tópico que tem aparecido com frequência nos últimos anos.


A tendência crescente de cuidar de si mesmo também acabou influenciando na nossa forma de tratar nossa pele. A skincare é um conjunto de técnicas que busca melhorar a qualidade e a aparência da pele - e vai muito além de apenas lavar o rosto com sabão e água.


Uma boa rotina com todos os passos de skincare podem potencializar os resultados e ajudar a conquistar uma pele mais incrível.


Primeiro, é importante saber que existem diferentes passos e etapas. Aqui vamos chamar de etapas os cuidados diários, os cuidados semanais e os cuidados mensais - cada qual com sua sequência de passos.


1. CUIDADOS DIÁRIOS


O ideal é realizar esses passos pelo menos duas vezes por dia, o recomendado sendo uma vez pela manhã e outra a noite.


LIMPEZA DE PELE

Esse primeiro passo é importantíssimo para todos os outros que vem depois dele. É com a limpeza de pele que removemos as impurezas que estão cobrindo os poros, e deixamos a pele pronta pra os próximos passos.


Lembre-se de escolher sabonetes e géis de limpeza adequados para o seu tipo de pele. Existe uma grande variedade disponível no mercado e se você não sabe o seu tipo específico de pele, o recomendado é que faça uma consulta com seu dermatologista, que poderá lhe indicar os melhores produtos para o seu caso.


HIDRATAÇÃO

Após a limpeza, aposte numa boa hidratação. Aqui também é importante usar produtos específicos de acordo com seu tipo de pele, principalmente se ela for oleosa.


O ideal é que a hidratação também seja feita duas vezes ao dia, sempre após a higienização correta da face.


PROTEÇÃO

É quase clichê dizer de novo que o protetor solar é fundamental, mas é tão fundamental que vamos lá: use o protetor solar! Ele ajuda a prevenir queimaduras, manchas e até mesmo o envelhecimento solar.


Lembre-se também de passar uma camada generosa de protetor solar e de fazer uma segunda aplicação ao longo do dia. Também é indicado escolher o protetor solar conforme a sua pele e, de preferência, aplicar depois da hidratação.



2. LIMPEZA NO FIM DO DIA


Aqui você vai remover toda a sua maquiagem com água micelar ou outro produto adequado de sua preferência - leite de rosas e produtos à base de álcool não são recomendados pois podem causar manchas e ressecamentos da pele.

Depois repita os passos de limpeza da pele e hidratação que você fez pela manhã. Boa noite!



3. CUIDADOS SEMANAIS


ESFOLIAÇÃO

A esfoliação deve ser feita com certa regularidade, mas nunca mais do que 1 vez na semana, para não danificar a pele. Ela faz uma limpeza mais profunda, desobstruindo poros e promovendo a renovação celular.

Depois de esfoliar e remover todo o produto, é aconselhável hidratar o rosto com o produto de costume.



4. CUIDADOS MENSAIS


LIMPEZA DE PELE PROFISSIONAL

Uma vez por mês (ou à cada 15 dias, dependendo do seu tipo de pele) é recomendado que você faça uma limpeza de pele profissional, pois ele fará uma limpeza mais profunda e potencializará seus cuidados diários.



5. PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS


Você também pode apostar na aplicação de preenchimentos, botox, peelings e bioestimulação de colágeno, por exemplo, para contribuir com seus cuidados diários e promover um visual mais jovem, saudável e harmonioso.


No início é um pouco complexo implementar essa rotina, você pode até se deixar levar pela preguiça. Mas, depois que conseguir transformar num hábito, verá que os resultados são motivadores!


8 visualizações0 comentário