Ginecomastia.png

PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

PLÁSTICA MAMÁRIA EM HOMEM

O aumento do volume mamário do sexo masculino é chamado ginecomastia. Pode ser unilateral ou bilateral e possui várias causas, sendo motivo frequente de queixa estética e desconforto psicológico. A avaliação pré-operatória deve estar atenta para outros problemas de saúde que podem resultar em aumento mamário. Os principais métodos de tratamento da ginecomastia são a lipoaspiração e a ressecação “aberta” da glândula mamária, sendo comum a necessidade de associação dos dois métodos.

 

INDICAÇÕES PARA GINECOMASTIA

Está indicado para homens de qualquer idade após a adolescência.

 

OBJETIVOS DA GINECOMASTIA

O objetivo da cirurgia é devolver o tamanho e formato das mamas natural aos homens.

 

ANESTESIA PARA GINECOMASTIA

A anestesia é regional (peridural) ou geral. O regime hospitalar é ambulatorial. O tempo cirúrgico é de 1 a 3 horas.

CICATRIZES DA GINECOMASTIA

A escolha da cicatriz depende da necessidade da retirada de excesso de pele. Quanto maior o volume mamário, maiores as cicatrizes. Para o tratamento das mamas grandes compostas basicamente por gordura, principal causa de ginecomastia, utiliza-se a lipoaspiração. Quando é necessário tratar também o tecido glandular associa-se uma cicatriz na aréola em formato de “meia lua” para a retirada tanto da gordura quanto das glândulas mamárias.

CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS DA GINECOMASTIA

No pós-operatório os pacientes são orientados a utilizar uma faixa modeladora por um período de 03 a 04 semanas. Edema (inchaços) e equimoses (manchas roxas) podem estar presentes, com resolução em alguns dias. O resultado já pode ser observado nos primeiros dias após a cirurgia.ão solar.