Otoplastia.png

PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

CIRURGIA DE ORELHAS

Otoplastia ou Cirurgia Plástica da Orelha é a cirurgia que corrige as orelhas proeminentes ou em abano, que geram, além do problema anatômico, problemas psicológicos devido a diversos apelidos dados aos pacientes que apresentam tal alteração.

 

INDICAÇÕES PARA OTOPLASTIA

Está indicado para homens e mulheres a partir da idade de 05 a 07 anos. A cirurgia da orelha em abano.

 

OBJETIVOS DA OTOPLASTIA

Tem o objetivo de tratar as alterações principalmente da cartilagem da orelha, no seu formato, relevo ou posição, que são responsáveis em levar a orelha a ficar aberta.

 

ANESTESIA PARA OTOPLASTIA

A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação em adultos e geral em crianças.

CICATRIZES DA OTOPLASTIA

A cicatriz é posicionada na parte de trás da orelha, não sendo visível mesmo em pacientes com cabelos curtos ou que prendam o cabelo. Através de técnicas cirúrgicas são refeitas as deficiências e alterações da cartilagem da orelha, removendo, em alguns casos, o excesso de pele e reposicionando essa orelha em uma posição correta e natural em ambos os lados.

 

 

CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS DA OTOPLASTIA

A orelha tende a ficar edemaciada (inchada) e hiperemiada (vermelha) nos primeiros dias. Alterações de sensibilidade podem ocorrer, com normalização em algumas semanas. O paciente é orientado a não realizar atividades físicas e é preciso utilizar uma faixa modeladora tipo faixa de tenista por um período de 03 a 04 semanas. O resultado já é visível nos primeiros dias depois da cirurgia.