• Dra. Fernanda Sampaio

Coronavírus em Porto Alegre: confira algumas dicas básicas!

Atualizado: 20 de abr. de 2020



O coronavírus tem se espalhado rapidamente e com facilidade pelo mundo, e já chegou à Porto Alegre o primeiro caso confirmado.

Embora o vírus sobreviva pouco tempo no ambiente e sua taxa de letalidade seja bem baixa, é melhor prevenir e evitar se contagiar.


Por isso, separei algumas dicas básicas de saúde para evitar a propagação e contágio com o novo vírus:


  • Lave frequentemente as mãos, limpando bem entre os dedos e embaixo das unhas. Isso deve levar em torno de 20 segundos;

  • Ao espirrar ou tossir, cubra a boca e o nariz com um lenço descartável ou com o braço, para evitar a propagação de partículas e, após, coloque o lenço usado fora!

  • Evite contato com pessoas que apresentem sintomas e também evite aglomeração de pessoas.

Você também pode usar álcool gel na proporção de 70% para ajudar na higienização, mas sempre que possível, deve ser escolhido água e sabão, pois o vírus já demonstrou ter baixa resistência à sabão, e também ao ambiente.

Além disso, é importante manter a casa arejada e limpa, como também objetos de manuseio constante, superfícies e até mesmo o telefone celular. Os sintomas são muito semelhantes à gripe, mas é importante você buscar assistência médica para descartar o diagnóstico caso sinta os sintomas como:

  • dificuldade de respirar

  • tosse

  • febre

Em Porto Alegre, todas as unidades básicas de saúde podem atender os pacientes e os hospitais de referência mais próximos são o Hospital Nossa Senhora da Conceição, na zona norte de Porto Alegre, ou o Hospital Universitário de Canoas.

Embora a taxa de mortalidade do vírus seja baixa, as pessoas com doenças pré-existentes e imunidade comprometida são as de maior risco. Por isso, se você está se recuperando de um procedimento, o cuidado deve ser redobrado!

8 visualizações0 comentário