top of page
  • Foto do escritorDra. Fernanda Sampaio

Cirurgias plásticas no inverno

O inverno, assim como o verão, é uma estação polêmica: tem aqueles que amam e os que detestam.


Mas, para algumas cirurgias, o período pode ser o mais indicado por providenciar mais conforto e comodidade para o paciente. Os procedimentos podem ser feitos ao longo de todo o ano, mas no inverno tem algumas vantagens que em outras épocas não tem, especialmente aqui no sul do Brasil, onde temos as 4 estações (relativamente) bem definidas.


Entre um dos principais benefícios trazidos pelo período, temos a questão de que as temperaturas mais baixas provocam menos inchaço e desconforto no pós-operatório.


Assim, alguns procedimentos se tornam muito menos desconfortáveis se feitos nesse período do ano, como por exemplo:

  • Rinoplastia - as temperaturas mais baixas, além de incomodar menos com o inchaço na recuperação, também são conhecidas pelo crescimento no incômodo das vias respiratórias e por agravar algum desconforto ou problema já existente das vias aéreas. Por isso, fazer a correção nesse período não só evita o inchaço e dor decorrente do mesmo, mas também ajuda a corrigir e diminuir os incômodos causados por esses problemas das vias aéreas.

  • Ritidoplastia – procedimento que corrige os sinais de envelhecimento, como o excesso de pele do rosto e do pescoço. É ideal pra essa época do ano pois temos menos exposição do sol e, também, menos inchaço no rosto, fazendo com que os riscos de manchas e escurecimentos das cicatrizes se tornem menores.

  • Lipoaspiração – é um dos procedimentos mais procurados, tanto por homens quanto por mulheres. Por se tratar de remover a gordura das células adiposas, tem um grande impacto no organismo, sendo sentido pelo corpo durante o pós-operatório, podendo causar desconfortos, especialmente por esse pós-operatório ser feito com o uso de malhas compressivas. As baixas temperaturas, por reduzirem o inchaço e retenção de líquidos, também reduzem esse desconforto do pós-operatório.

  • Abdominoplastia – é uma cirurgia que corresponde à uma porção relativamente grande do corpo, por modificar bastante o abdômen e tórax do paciente. Exige muito repouso durante o pós-operatório – por isso, poder contar com a ajuda de familiares e amigos próximos, além das férias (e até o isolamento social) desse período, somado às baixas temperaturas, pode ser um diferencial atrativo para optar por essa época do ano, pois reduz bastante o desconforto.

  • Otoplastia – é um ótimo período para aproveitar e fazer o procedimento, uma vez que contamos com as férias de inverno, por exemplo.


Todos esses procedimentos podem ser feitos em qualquer época do ano, como já mencionei. Mas esses e outros procedimentos como também os peelings, por exemplo, contam com várias vantagens decorrentes de menos inchaço, e menor exposição solar.


O melhor mesmo é conversar com sua cirurgiã e planejar a sua cirurgia em conjunto, para que todos os detalhes sejam pensados e previstos e, com isso, garantir um procedimento tranquilo e sem surpresas.


Quer saber mais sobre algum procedimento? Conheça a Dra. Fernanda Sampaio e tire todas as suas dúvidas!





49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page