• Dra. Fernanda Sampaio

Cirurgia plástica: saúde além da estética?

É bastante comum associarmos cirurgia plástica à uma correção meramente estética. Mas a verdade é que, ao longo dos anos, o conceito foi sendo banalizado e seus benefícios vão muito além de simples estética.

Até porque, como qualquer outro procedimento cirúrgico, os procedimentos plásticos também possuem riscos a serem observados e não devem ser feitos sem a reflexão adequada.

Ao planejar um procedimento, o profissional irá avaliar a funcionalidade e beleza do corpo. Ou seja, tanto estética como saúde são contemplados.

Existem diversos casos extremos em que a cirurgia plástica é um complemento do tratamento, como nos casos de queimaduras severas ou mesmo de câncer de mama, em que as mulheres precisam retirar parte ou todo do seio.

Mas mesmo em situações “corriqueiras” da vida, a cirurgia plástica pode representar grandes benefícios, como por exemplo após uma gravidez, deformações de nascença, grandes perdas de peso, etc.

O impacto é grande na autoestima e no bem-estar, mas antes de decidir fazer a cirurgia é importante que o paciente entenda os reais motivos de querer fazer essa transformação. Além disso, também é importante que conheça bem o cirurgião, peça fotos, converse bastante, para que se sinta seguro com o profissional escolhido, afinal, é um procedimento para alterar sua autoimagem.

Entenda as principais cirurgias que vão além da estética:

Rinoplastia

São muitas as pessoas que querem corrigir falhas e buscam cirurgia plástica no nariz, mas esquecem que o papel do nariz é nos fazer respirar... Por ser uma cirurgia de reconstrução, além das pequenas falhas, é possível também corrigir desvios de septo – que ajudam o paciente a respirar e dormir melhor, por exemplo - ou mesmo reconstruir o nariz após a retirada de um tumor e melhorar a estrutura da face.

Blefaroplastia

A blefaroplastia é procurada como uma opção de rejuvenescimento facial, mas sua vantagem vai além disso. Com o envelhecimento, o excesso de pele e gordura nas pálpebras podem começar a interferir no campo de visão do paciente e só tende a piorar com o tempo. Assim, ao fazer essa cirurgia, é possível melhor a capacidade de visão periférica do paciente.

Abdominoplastia

A cirurgia para modelação do abdômen tem muitos objetivos diferentes. Geralmente procurada por pacientes que passaram por grandes perdas de peso e alterações corporais, como cirurgias bariátricas ou após uma gravidez. Essa cirurgia remove o excesso de pele, evitando problemas dermatológicos, e também costura juntos os músculos do abdômen, que sofrem um distanciamento por causa do excesso de gordura ou durante a gravidez devido ao desenvolvimento do bebê.

Essa remodelação garante mais sustentação para os órgãos do paciente e pode ser associada a lipoaspiração e mastopexia também, para criar um efeito mais harmonizado.

Redução de mama

Embora muitas mulheres procurem especialmente o aumento das mamas, muitas outras sofrem com esse excesso de peso. A redução de mama não só melhora a autoestima e autoimagem dessas mulheres, mas também evita a má postura e problemas de coluna.

Implante de mama

O implante de mama faz parte do conjunto de cirurgias plásticas reparadoras muito procurada por pacientes que passaram por algum episódio de doenças graves ou situações de acidentes. Nesses casos, a cirurgia ajuda muito na autoimagem e autoestima, devolvendo a autoconfiança para os pacientes e a sensação de que “a vida voltou ao normal”.

Otoplastia

Não é só por causa do bullying que a otoplastia é recomendada para a famosa “orelha de abano”, como é chamada. Claro que o bullying atrapalha muito no desenvolvimento do indivíduo, mas essa alteração das orelhas pode provocar anomalias na concha do ouvido ou excessos que prejudiquem ou dificultem a audição.

Esses são alguns exemplos, mas existem muitos outros casos que podem ser resolvidos ou melhorados com o auxílio da cirurgia plástica.

Se você tem dúvidas sobre os procedimentos, entre em contato com a Dra. Fernanda Sampaio e descubra como encontrar mais qualidade de vida!



16 visualizações0 comentário